terça-feira, 18 de agosto de 2009

HOMILIAS

04/10/2008 – Missa em Louvor a São Francisco de Assis

Evangelho: Mateus 5-13

HOMILIA

A Comunidade ficou linda e atrai muito mais gente!
A beleza é sempre algo inexplicável, não conseguimos explicar alguma coisa bela que encontramos, porque a beleza, me corrija se eu estiver errado Fátima, a beleza é para ser contemplada, é para ser admirada!
É como se Deus nos convidasse para um mergulho, um mergulho na graça, no amor, na misericórdia.
Se Francisco estivesse vivo em nosso meio, ele nos diria que a beleza é um convite para mergulharmos na paz e no bem que vem de Deus!
Abra os teus braços para o abraço, escancara o teu coração, os frutos da luz são: bondade, justiça e verdade. Não escolha outro caminho, deixe de lado a mentira, o medo, a vaidade. Francisco nos ensinou tanto o amor a irmã "pobreza", abandona-se em tudo nas mãos de Deus, para que só ele pudesse iluminar a nossa vida.
"O Senhor é minha luz e salvação!" O que eu poderia temer? (Pe. Reinaldo se dirige a uma pessoa da comunidade: - "Cecília, que bom que você está conosco! Que alegria te acolher nesta casa, que é sua casa, e que tenho certeza que nesse período de dor, você rezou muito para que tudo desse certo, e está aqui, o fruto da sua oração!"). "O Senhor é minha luz e salvação!"
Onde está o medo? Precisa estar fora, longe, distante do nosso coração, porque numa relação de amor, do nosso amor para com Deus, não cabe o medo, não cabe a dúvida, não cabe a incerteza. Deus nos ama e enche nosso coração de luz, para que o mundo se transforme. Se a cada dia duzentas, trezentas, quinhentas pessoas acendessem uma vela que seja, no amor, na justiça, na esperança de uma vida nova, o mundo seria diferente. Se lá no seu trabalho, na sua casa, na sua pastoral, porque tem gente que pensa que na comunidade, que é a casa de Deus não tem dificuldade, mas tem! Se na comunidade você for luz de Deus, quanta coisa bonita, quanto esplendor, quanta graça, quanto amor!
Esplendor que não tem fim, graça que não se acaba, mistério que nos orienta a cada dia para uma vida nova.
Sabe que os meus pais mudaram recentemente, estão morando aqui, no Jardim Cidade Pirituba, agora são meus paroquianos, fico feliz da vida! Estou com a mamãe, o papai e a irmã bem pertinho, fisicamente e perto do coração também! Outro dia a mamãe me chamou e disse: -" Filho troca a luz de fora, não está dando certo essa lâmpada, é preciso colocar outra." Isso é a preocupação de iluminar, quantas mães como vocês, pedem exatamente isso aos seus filhos, "deixem de lado tal amizade, deixem de lado tal caminho", troque a lâmpada e encha o seu coração de alegria e verá como Deus vai tomar cuidar, afinal de contas Jesus nunca mentiu para nós.
E no evangelho de hoje, como se pudesse penetrar no nosso coração, ele diz: - "Vocês são a luz do mundo!" E a melhor visão da hora do Glória quem teve foi a Fátima e eu, a comunidade iluminada com um pouquinho de luz que cada um é portador para iluminar a casa de Deus, que é a nossa casa!
Digam isso ao mundo, transformem o lugar onde vocês estão, sejam portadores dessa luz para que os outros acreditem.
Quando vemos um casal se beijando, trocando carícias, acreditamos que eles se amam, não é? Porque, afinal de contas, ninguém beija quem não gosta, até cumprimenta, meio de lado, com um sorriso amarelo, mas o beijo é próprio de quem ama. Se você for sinal da luz de Deus, faça com que esse maior transborde do seu coração, faça com que este amor alcance uma graça muito maior, faça com que este amor dilacere a sua vida, Francisco viveu isso, a radicalidade da opção por Jesus, o enfrentamento do pai, a proposta de uma vida nova, os sorrisos falsos dos amigos, que viviam uma vida que não era de acordo com a vontade de Deus.
Francisco foi deixando tudo de lado, mais o maior amor veio naquele mistério que ele não imaginava, um dia ele se encontrou com um leproso, para quem não sabe, no tempo de Francisco, a lepra não tinha cura e quem tinha lepra "fedia" porque era "podre"! E de repente Francisco teve vontade de passar longe do leproso, mas o leproso era Deus mesmo, era Jesus com todo o seu amor para Francisco, como se ele pudesse atraí-lo naquela situação em que não havia esperança de vida!
Francisco olha mais uma vez para o leproso, quantas vezes temos dificuldade de olharmos para a nossa vida, de olharmos as coisas que não estão tão boas no nosso dia a dia, Francisco olha o leproso novamente, vai até ele, abraça-o e beija-o! Quanta coragem, como é difícil abraçar a crus, como é difícil abraçar a dor e, eu iria mais longe, como é difícil abraçar a morte a cada dia!
Mas, Francisco nos ensina o caminho da luz, o caminho da paz, o caminho do bem! Abraça você também, esse caminho!
No ano que vem, a festa nem acabou e eu já estou pensando na festa do ano que vem, no ano que vem a festa será num domingo, a Igreja será minúscula, vamos abraçar esta Igreja, vamos iluminar todos esses dias, de hoje até 04 de outubro de 2009 e, se não estivermos aqui, que no nosso lugar esteja a luz de Deus! E se não pudermos mais nos encontrar, que na nossa ausência, Deus preencha com o seu amor, e que a beleza que os nossos olhos contemplam, grave, esteja gravado no coração de cada um de nós, porque a vida só vale a pena ser vivida se for por amor! A dor passa, a tristeza passa, o sofrimento passa, o amor jamais passará!
Que São Francisco de Assis nos ajude para que sejamos luz de Deus no mundo em que vivemos!
Acenda a sua luz, coloque um sorriso no rosto, encha o coração de alegria, Deus te chama hoje para a festa da vida! Creio...
(10:38')

Pe. Reinaldo Torres




FÁTIMA GONÇALO ARTÍTICA PLÁSTICA QUE FEZ A CONSTRUÇÃO E PINTURAS DO ALTAR DA CAPELA DE SÃO FCO DE ASSIS.

Fátima Gonçalo conversa com a Comunidade São Francisco de Assis e explica como foi a construção do altar e outras partes internas da Capela (04/10/2008):

Boa Noite! É um imenso prazer estar esta noite aqui, ter tido a oportunidade de conhecer pessoas desta Comunidade e de ter trabalhado aqui neste período.
O que nós tentamos fazer aqui foi, na simplicidade tornar este espaço mais belo, mais santo, mais orante.
A pintura sacra é diferente da pintura artística, então quando fazemos uma pintura sacra, cada traço que colocamos tem um valor especial, porque a intenção de cada traço é de levar uma mensagem onde está embutido o evangelho da nossa doutrina.
Então nós pensamos em colocar nas portas Maria, mãe de Jesus, São Francisco de Assis, o padroeiro desta comunidade para que eles recebam todos os que aqui adentram.
Em volta de Maria, colocamos três símbolos: a rede, que nos leva a pensar no abandono da convivência com Deus; a barca ou as águas, que os levam a pensar no símbolo da vida para nós cristãos, que é a água limpa, que purifica e que é vida e, logo acima a estrela, doze estrelas, no Apocalipse lê-se que uma mulher vestida de sol, tendo a lua embaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas, essa mulher para nós é a Santa Mãe Igreja na figura de Maria, e as doze estrelas também representam os apóstolos, os doze apóstolos de Jesus Cristo.
Ao lado da imagem de São Francisco, que foi amante da natureza, amante de Cristo, amante do reino, colocamos o sol e a lua, os astros que muito bem foram colocados nesta celebração para nos iluminar.
O Cristo é representado para nós como o sol, a luz do mundo, como nos diz São João. Temos as flores, que representam a natureza, e nós devemos preservar esse grande presente que Deus nos deu para usufruir e manter. Temos ali também, os pássaros representando todos os animais, eles também representam a paz, a pomba da paz. São doze pássaros que também representam os doze apóstolos, que hoje vemos nas escrituras que são os nossos queridos e amados sacerdotes. São aqueles que nos levam a Deus por meio de suas palavras, do seu ministério, paz, justiça e fraternidade.
Fizemos um portal na Capela do Santíssimo, onde queremos representar a árvore da vida, ela que aparece no começo da criação e aquela que aparece também no Apocalipse, quando numa das citações lemos que "... ao vencedor será dado a comer o fruto da árvore da vida", então os vencedores seremos nós, por estarmos aqui.
Temos, também, o cordeiro imolado, o sacrifício vivo que foi oferecido por nós a Jesus Cristo: Alfa e Ômega, que são a primeira e a última letras do alfabeto grego, onde Alfa é o princípio e Ômega o fim de tudo e, Deus é o princípio e o fim de todas as coisas.
Lá dentro da Capela nós temos os anjos, onde coloquei uma parte de terra e uma parte da árvore, para que nós possamos lembrar que os anjos cuidam de nós aqui na terra. Esses anjos nos mostram ali dentro, a presença real de Jesus, na reserva eucarística, consagrada, que fica ali dentro daquele pequeno espaço que é o sacrário. Lá no sacrário temos o nome de Jesus escrito em latim, Iesus Christus, nós escrevemos em ouro, para mostrar a majestade de Jesus e fizemos o sacrário com uma madeira nobre, natural, limitada e que foi esculpida pelo tempo, para mostrar que Deus é real, é verdadeiro, é eterno!
Temos a luminária que fica acima, iluminando e mostrando a presença de Jesus Cristo, mostrando que ele é Alfa e Ômega, assim como Jesus Cristo, simbolizado pela cruz, que é o símbolo da nossa salvação, da nossa redenção, o Alfa e o Ômega.
E aqui no altar, pintamos um painel com o Cristo.
Cristo está de braços abertos, sempre nos esperando, para que possamos abandonar tudo e entrar.
Ele está sempre no esperando, ele está sempre de braços abertos para nos abraçar, para nos acolher, para nos proteger. Nós colocamos uma aureola dourada em Cristo, também feita em ouro e, colocamos a inscrição em ouro IC XC, que também quer dizer Jesus Cristo. Colocamos as palavras Paz e Bem escritas em latim, Pax et Bene, na história de São Francisco de Assis, nós vemos que o próprio Cristo saudou Francisco com a saudação da paz, por isso ele fez dessa saudação o seu lema de vida: Paz e Bem!
Então nosso dever em colocar essas palavras diante dessa figura que te olha, que te abraça, que te acolhe é que você, eu, enfim todos nós, façamos dessas palavras um lema de vida, e que tenhamos sempre paz e bem!
Que ao entramos aqui, possamos receber tudo aquilo que nos é dado pelo Cristo e pelos irmãos, e que ao sairmos daqui, possamos levar essa paz e esse bem a todos aqueles que Deus colocar em nosso caminho!"

Pe. Reinaldo, se dirigindo a Fátima diz:-"A Comunidade preparou uma pequena lembrança que nós colocamos nas mãos da Fátima, como votos de bem, Deus te abençoe por tão grande dom, tão grande generosidade e por tanta riqueza em tudo isso que hoje você nos permitiu viver!"


VEJAM SLIDES DA FESTA DA MISSA EM LOUVOR DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.



IMAGEM DO ALTAR GIFS



CAPELA DO SANTÍSSIMOA SACRAMENTO



CRUZ DE SÃO DAMIÃO



PAZ E BEM!

Este é o lema,
Que um franciscano tem:
Paz e Bem!

Se queres vida serena,
Opta por ele também:
Paz e Bem!

Esta é a paz,
Que do coração nos vem:
Paz e Bem!

Queremos já vivê-la,
Com Maria, nossa Mãe:
Paz e Bem!

É bom, como Francisco,
Ser de Deus um refém:
Paz e Bem!

Seguiu a voz de Deus,
Melhor do que ninguém:
Paz e Bem!

A paz, nossa e dos outros,
É o que nos convém:
Paz e Bem!

Fazê-la por aqui,
E, ainda, mais além:
Paz e Bem!

Lutar por ela vamos
E nada nos detém:
Paz e Bem!

Se queres fazer melhor,
Pensa o quê e a quem:
Paz e Bem!

E amarás o Senhor,
Pelos séculos, Ámen:
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imagine as palavras no Céu:
Tudo o que eu penso de bom acontece e a cada dia que passa
me sinto cada vez mais feliz!